RETA FINAL: FALTA UM MÊS PARA O ENEM

Esta quinta-feira (24/9) marca o início da contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): falta exatamente um mês para as provas, que serão aplicadas em todo o país para mais de 7,7 milhões de participantes nos dias 24 e 25 de outubro. Eles terão dois dias para responder a 180 questões e elaborar uma redação. 

Para fazer o tempo render nesta reta final de preparação, é essencial fazer um cronograma dos conteúdos que ainda precisam ser estudados, dando preferência nesta etapa para o que o estudante ainda não teve tempo de aprender. Quando a prova estiver mais próxima, no entanto, a estratégia se inverte: cerca de 15 dias antes do exame, o ideal é diminuir o ritmo e fazer revisões.

Quando o dia chegar, não esqueça de levar documento de identificação original com foto, caneta de tinta preta fabricada em material transparente, o cartão de confirmação e alimentos.

NOVAS REGRAS

HORÁRIO DAS PROVAS

Pela primeira vez, as provas só terão início 30 minutos depois do fechamento dos portões. O objetivo é evitar problemas para quem chega em cima da hora e dificultar fraudes. Os portões serão fechados às 13h (horário oficial de Brasília), mas as provas começarão às 13h30min, encerrando mais tarde do que nos anos anteriores.

PUNIÇÃO PARA QUEM FALTAR

Os candidatos isentos da taxa de inscrição que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício para a próxima edição. O objetivo da medida é diminuir os índices de abstenção e evitar desperdício de dinheiro público.

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO

Depois de problemas relatados por candidatos no ano passado, os cartões de confirmação das inscrições ficarão disponíveis somente online, não sendo mais enviados pelos Correios.

PROVAS

• 24 de outubro: Ciências Humanas e Ciências da Natureza
• 25 de outubro: Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e Redação

Comentários

Postagens mais visitadas