NTPPS 2015: Seduc divulgará lista de escolas e dará novo prazo para mais adesões


A Secretaria da Educação (Seduc) divulgará, até o próximo dia 12, o nome das escolas que se cadastraram no site e foram contempladas com a Adesão 2015 ao Núcleo Trabalho, Pesquisa e demais Práticas Sociais (NTPPS). Com isso, essas escolas já poderão iniciar o processo de alteração da lotação dos professores, no período de 12 a 23 de fevereiro, e se preparar para as atividades de formação que serão conduzidas pelo Instituto Aliança ainda no final de fevereiro. As aulas estão programadas para começar na primeira semana de março.

Paralelamente a essa divulgação, e em função das dúvidas remanescentes sobre os requisitos e os benefícios da implantação do NTPPS, apresentadas por várias escolas que demonstraram interesse em aderir ao Programa, a Seduc decidiu abrir um novo período para que outras escolas possam fazer sua adesão e, assim, serem incluídas na escolha aleatória de participantes da pesquisa e efetivadas no processo de expansão desse inovador programa de reorganização do currículo do Ensino Médio.

Entre os dias 10 e 13 de fevereiro, equipes do Instituto Aliança entrarão em contato com os Orientadores Cedea de sua Crede/Sefor para organizar a visita. 

O NÚCLEO TRABALHO, PESQUISA E DEMAIS PRÁTICAS SOCIAIS (NTPPS)
A Secretaria da Educação do Estado do Ceará vem discutindo e estruturando propostas de apoio às escolas para promoverem a reorganização curricular do ensino médio. Uma das experiências em andamento é o Núcleo Trabalho, Pesquisa e demais Práticas Sociais (NTPPS).  Esse Núcleo foi iniciado em 2012 com 12 escolas piloto e ampliado gradativamente, abrangendo 42 escolas em 2013 e 87 escolas em 2014. Esta expansão terá continuidade em 2015, com inclusão de 80 novas escolas;

O QUE É O NTPPS?
É um componente curricular integrador e indutor de novas práticas que tem como finalidade o desenvolvimento de competências socioemocionais por meio da pesquisa, da interdisciplinaridade, do protagonismo estudantil, contribuindo fortemente para um ambiente escolar mais integrado, motivador e favorável à produção de conhecimentos.

Ao longo de 160 horas/ano, as oficinas do NTPPS são orientadas por meio do material estruturado, Planos de Aula e Caderno do Aluno. Os projetos de pesquisa desenvolvidos a cada ano são orientados pelos professores da escola, provocando a interdisciplinaridade entre o que está sendo trabalhado no NTPPS e as áreas do conhecimento. Os ambientes de investigação, dentro dos quais estão situadas as vivências e as pesquisas, são:
  • a escola e a família, no primeiro ano;
  • a comunidade, no segundo ano; 
  • o mundo do trabalho, no terceiro ano.

O QUE GANHA A ESCOLA EM ADERIR AO NTPPS?
  • Alunos mais motivados e comprometidos com o processo de ensino e aprendizagem;
  • Maior comunicação entre as diferentes áreas e disciplinas que compartilham orientação e desenvolvimentos de pesquisas;
  • Ampliação do diálogo entre os diversos sujeitos da escola;
  • Envolvimento dos professores com as pesquisas e com o processo de aprendizagem dos alunos;
  • Maior domínio da metodologia científica de pesquisa;
  • Alunos com autoestima e autoconfiança fortalecidas;
  • Projetos de vida esboçados e elaborados ao final de três anos; 
  • Integração da dimensão do trabalho às práticas educativas;
  • Formação de professores na metodologia participativa em um processo de ação-reflexão-ação sobre a prática docente, impactando o olhar sobre a juventude e suas potencialidades;
  • Acompanhamento sistemático ao Programa.

QUAIS AS ADEQUAÇÕES NECESSÁRIAS PARA SUA IMPLANTAÇÃO?
  • A introdução de 04 horas-aulas semanais para o NTPPS (160 h /ano) para a realização de oficinas vivenciais, caracterizadas pela pedagogia participativa e de desenvolvimento de projetos;
  • Identificação de professores para o NTPPS tendo por base um perfil estabelecido;
  • Disponibilização de tempo dos professores do NTPPS para participar das formações continuadas na metodologia (sugere-se que as sextas-feiras sejam destinadas para as atividades de planejamento e formação);
  • Disponibilização de laboratório de informática para momentos de investigação e de pesquisa na internet e elaboração de apresentações e relatórios;
  • Disponibilização de material de consumo para a realização de atividades pedagógicas;
  • Participação nos encontros promovidos pela SEDUC;
  • Promoção da integração entre os trabalhos do NTPPS e as demais atividades da escola;
  • Autorização para coleta de dados por meio de aplicação de questionários, realização de entrevistas, reuniões e grupos focais, além da disponibilização de dados e suporte necessário para a avaliação de impacto.

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