ENEM - VEJA DICAS DE QUEM TIROU NOTA MÁXIMA NA REDAÇÃO

Como conseguir uma boa nota

Tirar nota máxima na prova de redação do Enem é muito difícil e não existe uma fórmula que garanta um bom resultado. Mas algumas práticas são sempre citadas por quem chega lá.


Conheça a prova

Antes de qualquer coisa, saiba com que tipo de prova você está lidando – e isso vale para todo o Enem e para todos os vestibulares que pretende fazer. “Em vez de ver a prova como um inimigo, encare-a como algo que está em seu favor. Para isso, é necessário conhecê-la, o que envolve, no caso do Enem, saber os critérios de avaliação usados e a forma como os avaliadores gostariam que a sua redação fosse escrita, ou seja, com enfoque no aspecto social e trazendo uma proposta de intervenção”, diz Maria Clara Lovato, 17 anos, de Santa Maria (RS), cujo texto recebeu nota 1.000 em 2013.

Leituras importantes

Ler e escrever muito são pontos básicos, assim como se manter atualizado sobre o que acontece no mundo por meio de jornais, revistas e pela internet. “Mesmo que isso possa não cair diretamente na prova, manter-se atualizado ajuda a ter uma visão de mundo mais ampla e maior facilidade em emitir opiniões”, justifica Maria Clara. “Para a introdução, é essencial ter uma visão histórica e cultural ampla que lhe permita citar pensamentos, teorias ou ainda coisas do cotidiano que se relacionem ao tema, iniciando um contexto bem construído”, completa.
Para isso, ler filosofia também pode ser útil. Foi o que ajudou Bianca Hazt, 17 anos, de Bituruna (PR), a conseguir seus 1.000 pontos na redação. “Como sempre estudei em um colégio estadual, a tática para me dar bem nas redações foi ler muitos livros de filósofos – usei Sartre na redação do Enem, aliás”, conta.

Linguagem a evitar

Além de ter uma boa bagagem cultural, é preciso cuidado com a linguagem utilizada. Aline de Carvalho Abbud, 19 anos, de Juiz de Fora (MG), explica o que a ajudou a conquistar a nota 1.000 na redação: “Evite frases clichês e ditados populares. É legal enriquecer o repertório utilizando diferentes áreas do conhecimento para sair do senso comum. Também é importante ter cuidado com a gramática e evitar expressões como ‘eu acho’ e ‘eu acredito’”. 
Maria Clara acrescenta: “As conjunções [termos que conectam orações ou dois termos de mesma função sintática e ajudam a estabelecer relações de sentido] são muito importantes para uma boa redação e, por isso, conhecer várias delas e saber usá-las é sempre bom”.

Liste suas ideias antes de escrever o texto

Outra tática que costuma funcionar na hora de escrever redações é a de fazer um “brainstorm” e listar, em uma folha de rascunho, as ideias possíveis sobre o tema e itens-chave a serem colocados. “Fazendo isso, eu não limitava meu pensamento à ordem textual e, na hora de escrever a redação, não precisava começar do zero - ia apenas posicionando as ideias na minha estrutura textual”, conta Maria Clara. Isso favorece sua criatividade, evita que você se esqueça de colocar ideias importantes no texto e permite uma escrita mais fluida.

Adaptado de Guia do Estudante.

Comentários

Postagens mais visitadas